segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bianca

Ontem à noite eu fiz a maior estupidez da minha vida. Perdi meia hora assistindo aquela novela da Record, aquela dos mutantes. Jesus! Eu quero minha meia hora de volta! Acho que eu nunca vi nada tão péssimo. Até os efeitos especiais do aerolito do Chaves eram melhores. Pelo menos era mais divertido de assistir.


E eu não me conformo como a grande maioria dos atores brasileiros de tevê são ruins. É uma coleção de cigano Igor, que quem é bom parece que fica com medo de atuar direito. Calma, não me crucifiquem, estou falando dessa novela, por enquanto. Você consegue imaginar uma novela que o ator mais convincente é o Taumaturgo Ferreira? E por que tudo tem que ser muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes? Se a menina está com medo, não deveria ter uma voz em off, como se fosse o pensamento dela, dizendo “eu estou ficando com medo”. Atue, criatura! Essa é a sua profissão! Mostre pra gente que você está com medo!


Tudo bem, vocês vão falar que a televisão não é parâmetro, que os bons atores estão no teatro e tal. É, mais ou menos. Vamos combinar que quem nasceu pra coisa, vai ser bom em qualquer mídia. E quem não... Isso na Globo, em Hollywood, Bollywood, cinema noir e o escambau. Adoro o seriado Gilmore Girls, confesso meu guilty pleasure, mas aquela menina que fez a Rory é de doer! O roteiro era fantástico e a Lauren Graham roubava as cenas, então valia a pena. E quem consegue ver a Sarah Michelle Gellar, aquela da Buffy? E o Freddie Prinze Jr.? Eu assisto as coisas que ele faz porque acho ele fofo, aliás eles são um casal. Perfeito, não?


Mas pior mesmo que falta de expressão é aquele povo que vive atuando. Cada gesto, cada passo, cada palavra é uma epopéia. Cada movimento parece ter sido ensaiado e saído de um seriado ruim. A Bianca é assim. Não posso dizer que ela é minha amiga porque a gente nunca chegou a tanto. Na verdade ela é amiga da Vanessa, essa sim é uma querida. Mas a Vanessa é outro conto.


A Bianca conta pra todo mundo que nasceu no palco. Quase que literalmente. Sua mãe também é atriz e estava no meio da peça quando a sua bolsa estourou. Mas ela não parou. Tudo pela arte. Agüentou firme os dez minutos que faltavam para acabar a peça. Só então foi para o hospital e Bianca nasceu. Miudinha, mas seu choro ecoava pelos quatro cantos. Já nasceu drama queen.


E desde então Bianca não vive, ela atua. Quando criança era aquela mimadinha que se não conseguia tudo o que queria se jogava no chão e chorava, fazendo aquele escândalo, pra todo mundo ver. Sua mãe nunca lhe reprimiu. “Ela tem que aprender a fazer suas escolhas errando”. Sempre liderava as brincadeiras e distribuía o papel de cada um, mas adivinha de quem era o principal?


Naturalmente Bianca cresceu e virou atriz. Não podia ser diferente. O único problema é que ela é péssima. Não sou treinada pra ser crítica teatral, aliás não entendo muita coisa, mas sei do que eu gosto. Tenho um nível cultural aceitável para poder opinar sobre algumas coisinhas. E ela é péssima. Essa semana estreou a nova peça dela. Não somos amigas, mas sempre recebo um e-mail com convite. Ficando em casa eu pelo menos posso mudar de canal e assistir o Heroes original ou até mesmo uma reprise do X-Men. Estou preferindo até Power Rangers ou o aerolito do Chaves.

2 comentários:

Unknown disse...

vejo e escuto vc falando, gesticulando...

nostalgia!

Unknown disse...

Aaaaaah ! Muito legal seu blog.
E concordo em gênero, número e grau.
O que são aqueles efeitos? O que são aqueles atores? E porque diabos só tem histórias estressantes naquela novela?
Deus nos livre !!
Bjo